O Periferia Livr@ é um grupo de extensão universitária da Universidade de São Paulo que existe desde 2020 e tem como missão fortalecer a produção, o acesso, a discussão, o ensino e o consumo de literatura produzida nas periferias das cidades brasileiras e, em especial, de São Paulo. Visamos valorizar o poder das narrativas, tanto como objetos quanto metodologias, propiciando o fortalecimento de laços interpessoais e promoção do sentimento de pertencimento social, cultural e político – redes e coletividade – colaborando com uma cidadania mais ativa.
O grupo é formado por docentes, estudantes de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, além de parceiros externos, como autores(as) e editores(as) das periferias. Possui grande interdisciplinaridade e reúne participações de 9 unidades da USP, em diferentes campi.
Atualmente, o Periferia Livr@ conta com três frentes de trabalho: a incubadora de uma editora virtual e a digitalização de obras, a potencialização de editoras atuantes e a elaboração de oficinas que gerem interação entre produtores e consumidores.
Nossa história
NOSSA HISTÓRIA
No ano de 2019, as professoras doutoras Ana Carolina Rodrigues e Kavita Hanza submeteram o projeto “Potencializa: Programa de potencialização de jovens multiplicadores em contextos periféricos”, pela “Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária”, ao Edital de Empreendedorismo Social. Com a aprovação, o projeto com ênfase em novos negócios sociais nas periferias inspira a criação e submissão do “Periferia Livr@: fortalecendo a produção, discussão e o consumo de literatura nas bordas de SP” ao 01/2020 – ODS-ONU (1º Edital de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão ligadas aos objetivos de desenvolvimento Sustentável da ONU). Seu propósito é vincular o ensino de graduação à solução de problemas da sociedade, a partir de uma composição interdisciplinar e empreendedora. Para isso, buscou fortalecer a produção e o consumo de literatura independente das periferias através de: ações de treinamento em tópicos de gestão; assessoria às editoras em tópicos de gestão; desenvolvimento de uma editora virtual e aplicativo para expandir os formatos de produção e consumo da literatura independente.
O Periferia Livr@, no mesmo ano, também agiu de forma a fomentar o estímulo à produção literária usando mídias alternativas. Com foco na ampliação do acesso à literatura, o projeto buscou a internacionalização desta, produzida nas periferias da cidade de São Paulo, além de sua integração aos projetos pedagógicos de escolas de ensino básico público e privado. Outra realização foi a construção de espaços e eventos de interação entre escritores, editores e leitores, durante oficinas de escrita a serem oferecidas de forma contínua, no aplicativo da editora virtual.
A equipe recrutada para integrar o projeto conta com bolsistas de programas de graduação e pós-graduação, voluntários e um conjunto de docentes, todos pertencentes à Universidade de São Paulo, em diversas unidades de pesquisa e ensino - dentre elas a FEA, FFLCH, ECA, FE, IP, ICMC, POLI, IME. Através do desempenho e dedicação de sua equipe, o Periferia Livr@ captou recursos por meio da aprovação em editais, além de conquistar parcerias e patrocinadores. Assim, está sendo possível a continuidade do projeto.
Em 2020, o mundo enfrentava a grande crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. A pandemia da COVID-19 fez com que as aulas e atividades presenciais fossem suspensas. No entanto, o Periferia Livr@, que atuava em formato híbrido - presencial e remoto -, incorporou totalmente o formato remoto e continuou em progresso. O deferimento em novos editais permitiu a contratação de novos bolsistas e recursos para que a produção de cultura não parasse.
Em 2021, com as aulas e atividades presenciais ainda suspensas, o Periferia Livr@ prosseguiu no formato remoto. A produção de conteúdo cultural continuou difundindo a literatura periférica através da criação de Ebooks, Audiobooks e materiais pedagógicos. A editora foi ganhando cada vez mais forma, avançando de um protótipo conquistando um nome: Estação Povoar!
Estrutura do Projeto
ESTRUTURA DO PROJETO
Estrutura simplificada do projeto
Saiba mais sobre a nossa estrutura orgânica (passe o mouse):
Nesta diretoria são tratados assuntos referentes à curadoria de ebooks e audiobooks e seus desenvolvimentos. As revisões, sinopses, traduções, editorações e criação de capas são etapas fundamentais realizadas por esta diretoria para o cumprimento dos objetivos.
Direção
Nivaldo Brito dos Santos
Filho de pessoas semialfabetizadas, Nivaldo Brito é autor de 9 livros, editor e pesquisador. Resiste em São Paulo desde o final de 2004, onde fundou diversas iniciativas autônomas de estímulo à escrita e leitura nas periferias, como o sarau Sobrenome Liberdade, por exemplo. Atua na direção da Construção de biblioteca do projeto Periferia Livr@
Diretoria responsável por cuidar de eventos e mídias sociais, aquisição de recursos, plano de negócios, comunicação e vendas, gestão financeira, assuntos jurídicos, dentre outros assuntos correlatos.
Direção
Felipe Teixeira Genta Maragni
Químico, administrador, militante da Luta Antimanicomial e da Economia Solidária, e amante de xadrez, videogame e animais. Sou diretor de gestão do Periferia Livr@ desde fevereiro de 2021, coordenando ações relacionadas a estratégias de comunicação e vendas, assuntos jurídicos, gestão financeira e plano de negócios.
Aqui são submetidos projetos a editais acadêmicos, projetos e relatórios de pesquisas interdisciplinares. É também responsável por construir indicadores do projeto e por coordenar debates e grupos de estudos. É nesta diretoria que a divulgação do projeto é mantida com fotos e eventos.
DIREÇÃO
Daniel Carvalho
Daniel Carvalho é músico, editor, educador, poeta e fotógrafo. É Mestre em Letras e Doutorando em Literatura pela USP. Idealizou o projeto Arte e Intervenção Social, que rendeu duas coletâneas de poesia escritas com seus alunos-poetas: Entre versos controversos (2014) e Entre versos controversos: o canto de Itaquera (2015). Foi professor premiado por três anos consecutivos no Prêmio Paulo Freire (3º lugar em 2014 e o 1º lugar em 2015 e em 2016). Venceu as grandes finais de Poetry Slam no Slam da Guilhermina (2016) e Slam da Roça (2017 e 2020). É autor das obras manual para ler as estrelas (2018) e amanhã sonhei que uma peste invadia a casa (2021).
Promove a elaboração de materiais pedagógicos, bem como a coordernação deles. Responsável por criar espaços de trocas intelectuais como clube de leitura, desenvolvimento de Iniciações Científicas e Pré-Iniciação Científica, oficinas e bibiotecas.
DIREÇÃO
Maria Nilda de Carvalho Mota
Diretora Pedagógica. Poeta, editora independente, pós doutora em Literatura e Sociedade.
Grupo que idealiza e coordena o desenvolvimento do site do Projeto Periferia Livr@ e do aplicativo da Editora Estação Povoar.
DIREÇÃO
Priscila da Silva Neves Lima
Sou graduada e mestre em Ciência da Computação, minha linha de pesquisa foi sempre informática na educação. Atualmente sou aluna de doutorado do IME/USP e atuo no Periferia Livre no setor de tecnologia auxiliando na construção do site e desenvolvimento do aplicativo.